A poesia dos dias 2011: Calendário poético online - Todo o tempo

A Ler+ poesia 2011 - "Todo o Tempo” é um projecto já anteriormente divulgado de articulação entre a Biblioteca Municipal e as Escolares que, este ano, se associa ao Ano Internacional da Química.


Neste ano de 2011 A Poesia dos Dias conhece mais uma edição, desta vez sob o título “Todo o tempo”, incipit do conhecidíssimo poema de António Gedeão, poeta e homem de ciência.
O Calendário poético on-line,  uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Coimbra com a colaboração das escolas da cidade, encontra um poema para cada um dos 365 dias do ano. Porque todo o tempo é de Poesia, desde a névoa da manhã à névoa do outro dia.
Ao contrário das edições precedentes, o calendário poético não foi pensado especificamente em função de uma efeméride a comemorar: basta o desejo de continuar a LER + POESIA e a preparar pequenas antologias poéticas de qualidade como as que em 2010 foram chegando mensalmente à BMC. Deste modo, as escolas de Coimbra (e o Liceu Dr. Rui Barcelos da Cunha, de Bissau, que este ano se associa à iniciativa) são incentivadas a exercer ainda mais livremente a sua criatividade, organizando as respectivas “mini-antologias” da forma que acharem mais interessante, com total liberdade para seleccionarem autores, poemas, temas.

Apesar de não se apresentar, este ano, como site organizado em torno de um tema unificador, o calendário poético online 2011 da BMC inclui uma área temática intitulada 4 Elementos+1, inspirada no facto de 2011 ter sido declarado o Ano Internacional da Química - uma celebração mundial das conquistas da Química e dos seus contributos para o bem estar da Humanidade, sob o tema unificador “Chemistry – our life, our future”. Nesta secção, a velha teoria grega dos 4 Elementos constituintes do Universo apresenta-se como o fio condutor dos conteúdos apresentados, transformando-se ela mesma em matéria poética, isto é, dando o mote para a selecção/criação de “Poemas elementares” - alusivos aos “4 elementos”: ar, terra, fogo e água.

Siga a ligação e conheça as novas poesias que todos os dias serão introduzidas: ver aqui